Um otimo blog sobre nada

PODEMOS VOTAR A FAVOR DA NATUREZA TODOS OS DIAS

COM ATITUDES QUE SÓ DEPENDEM DA GENTE

Texto da reportagem de Cláudia Visoni – Revista Pais e& Filhos – fevereiro 2010, que foi autorizado para transcrição no Boletim Eletrônico do Sítio A Boa Terra, de Itobi-SP.

Este ano, os políticos vão pedir insistentemente o seu voto. E farão promessas que, eles sabem e nós também sabemos, não serão cumpridas. Mas, bem longe das urnas eletrônicas, sem perceber, nós votamos dezenas de vezes todos os dias, do momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Cada escolha é um voto. Cada coisa que compramos é um voto.
Consumir um item importado, por exemplo, significa votar num navio cargueiro que atravessou o mundo para trazer o produto até você. Quem só anda de carro vota em ruas mais congestionadas. Você prefere um suco industrializado a comer a fruta ou preparar a bebida em casa? Está votando em uma embalagem que ficará poluindo o meio ambiente durante séculos. Você embala suas compras de supermercado em saquinhos descartáveis? Seu voto vai, então, para os bilhões de plásticos que estão vagando pelo planeta e se juntando em enormes ilhas de lixo flutuante no meio dos oceanos.
Você acha que não vale a pena consumir produtos orgânicos porque eles são um pouco mais caros? Voto para os agrotóxicos, que contaminam os alimentos, os rios e os lençóis freáticos. Você acha os produtos pirateados uma boa opção? Voto para redes criminosas que submetem pessoas a condições de trabalho terríveis em fábricas superpoluidoras.
Quem compra um móvel novo de madeira nobre não certificada está votando na destruição da floresta. Quem desperdiça água aumenta o volume do esgoto e diminui o do reservatório de água potável.

Infelizmente, ninguém consegue viver de um jeito 100% sustentável na sociedade de hoje. E as empresas, mesmo as que se dizem engajadas a favor do meio ambiente, em geral fazem apenas iniciativas pontuais que têm impacto positivo muitíssimo inferior ao da poluição que elas mesmas produzem. Mas a gente pode melhorar a qualidade dos nossos votos cotidianos, para ajudar a construir um mundo melhor.
Vote no transporte público, em caminhadas e na bicicleta para ter uma cidade mais respirável e acolhedora aos pedestres. Vote nos alimentos orgânicos in natura produzidos na sua região para ter mais saúde, livrar o mundo do excesso de embalagem e para reduzir as emissões de gás carbônico durante o transporte. Vote em comprar menos, em reformar roupas e móveis e em trocar coisas com os amigos. Assim o mundo terá menos fábricas, menos chaminés e menos lixo. Vote em bons artesãos para que nem todas as pessoas precisem trabalhar em grandes empresas e possam ganhar o sustento fazendo pão, consertando coisas, criando arte, cuidando do outro.

______________________
Rodrigo Fonseca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s