Um otimo blog sobre nada

MOÇÃO DE APOIO À MANUTENÇÃO DA FLORESTA DO TINGUÁ COM STATUS DE RESERVA BIOLÓGICA

Os participantes reunidos neste 1º Encontro Estadual de Águas e Florestas em Paracambi vem, através da presente Moção, manifestar seu apoio integral e irrestrito a manutenção da Floresta do Tinguá com status de Reserva Biológica, pelos motivos abaixo descritos:

1 – Trata-se de uma região classificada pelas Nações Unidas, em 1993, como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE – na categoria de RESERVA DA BIOSFERA, por seu imenso potencial hídrico e por sua rica biodiversidade de flora e fauna, onde se destacam o mineral tinguaíto, a bromélia e o MENOR ANFÍBIO DO MUNDO, o sapo-pulga, todos endêmicos na região. Além de uma extensa relação de espécies de animais e vegetais ainda não catalogadas pela Ciência, e outras tantas em processo de extinção.
2 – A Rebio-Tinguá possui aquedutos, pontes e represas construídos à época do Império pelo Engenheiro Paulo de Frontin, e que até hoje são responsáveis pelo abastecimento de água da Baixada Fluminense e parte do Rio de Janeiro e Região Metropolitana, constituindo-se na terceira mais importante bacia hidrográfica contribuinte do Rio Guandu.
3 – A Reserva Biológica do Tinguá possui linhas de oleoduto e gasoduto que cortam o subsolo da UC, cuja presença configura uma clara ameaça de incêndio e poluição na região, apesar das reiteradas garantias de segurança apregoadas pela PETROBRAS, proprietária dos referidos dutos.
4 – A Reserva Biológica do Tinguá, com 26 mil hectares de extensão territorial, foi criada em 23 de maio de 1989 fruto de ampla mobilização social, envolvendo entidades comunitárias, universidades, ong’s, sindicatos, partidos políticos e que englobou todos os municípios da Baixada Fluminense, em favor de sua defesa e preservação. Foi a primeira e única UC do país conquistada de baixo para cima, a partir da pressão da vontade popular.
POR TUDO ISSO, DIZEMOS NÃO À RECATEGORIZAÇÃO!!!
EM DEFESA DA VIDA!!!
TINGUÁ – RESERVA BIOLÓGICA SEMPRE!!!

(Paracambi, 25 de agosto de 2010)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s